Missão
A Associação Casa Estrela do Mar é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, sem ligações políticas ou religiosas. A Casa Estrela do Mar tem como missão a constituição de um centro terapêutico multi-sistémico para adolescentes com perturbações psicológicas de gravidade moderada e o acompanhamento das respectivas famílias e tem como objectivos principais a promoção da saúde, prevenção da doença e a inclusão social.
Estes são alguns dos temas-alvo da Associação Casa Estrela do Mar:
- Perturbações do comportamento;
- Depressão;
- Conflito familiar;
- Violência escolar e bullying;
- Comportamento relacionados com tentativas de suicídio e para-suicídio;
- Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, obesidade)
- Sexualidade e afectos
- Abuso de substâncias
A CEM é um centro de aconselhamento e terapia familiar e sistémica, operando nas vertentes clínica, de intervenção escolar e comunitária, recorrendo à expressão pelas artes como forma de promoção do desenvolvimento e integração sociais de cada indivíduo.
A missão da Casa Estrela do Mar fundamenta-se nos modelos de interdisciplinaridade, na intervenção em rede, na articulação com outras instituições, na formação, na investigação e divulgação dos resultados produzidos pela intervenção.
Numa abordagem ecológica, sustentável e empiricamente validada, a Casa Estrela do Mar desenha cada programa terapêutico à luz das necessidades de cada interveniente, promovendo a rentabilização dos recursos existentes e a autonomia necessária à implementação de mudanças positivas que perdurem ao longo do tempo.
A história do nome “Casa Estrela do Mar”
Foram os adolescentes que deram o nome a esta casa.
Alunos do 9º ano apresentavam, junto ao quadro da sala de aula, um trabalho desenhado em cartolina, sobre os sentimentos presentes dentro do próprio grupo. Emocionados, revelavam à turma mas também a cada um deles que a amizade era muito forte e que não podiam viver uns sem os outros.
Comoveram-se e não conseguiam continuar a apresentação…
Ao mesmo tempo que partilhavam esta união mágica onde o entendimento se bastava num olhar, descobriam-se receosos da diferença. Tinham medo de usar a palavra porque podia ferir. Se dissessem uns aos outros “não gosto disto em ti”, ou “não gosto disto em mim quando me dizes isso”, poderiam perder a amizade e arranjar inimigos. Sentiam que não podiam ser diferentes, que não podiam discutir.
Foi-lhes perguntado: O que é que podiam fazer para ultrapassar essa limitação sem perderem a amizade?
Uma aluna respondeu: “falando dos medos mas assim já parece um grupo dos alcoólicos anónimos”!
Foi-lhes de novo perguntado: “mas se tivessem um grupo desse tipo para falar dessas coisas que nome lhe davam”?
Após algum tempo responderam: “estrela do mar”
Porquê?
Porque quando cortamos uma perna à estrela do mar, ela volta a crescer.
Na Casa Estrela do Mar acreditamos que juntos, podemos sempre voltar a crescer!