Home > A Associação > Oficina para Pais e Filhos – Casa Estrela do Mar – EPÁS
EPA

No próximo dia 22 de Abril das 10h às 12h30 vai dar-se início na Casa Estrela do Mar à oficina para Pais e Filhos do nosso programa EPA’s (Espaço dos Pequenos Artistas).

Esta Oficina pretende juntar crianças e pais, parentes ou amigos queridos da família, para que ao longo de um mês, as manhãs de sábado sejam animadas pela escolha e mistura de histórias trazidas pelos participantes em cumplicidade com o Teatro, sendo ele ferramenta maior do Corpo, da Palavra, da Voz e da Fantasia…

Como estas histórias vão passar para a voz? Para o corpo? Será que vamos “roubar” e trocar histórias? Será que vamos ficar com mais histórias…? Serão as mesmas? Ou serão outras? São perguntas que encontram uma pequena-grande resposta no prazer que queremos oferecer de: misturar, experimentar, expressar, brincar e gerir diferentes modos de ver, de contar, de dizer, de solucionar ou, até mesmo, de deixar em aberto… as histórias que mais gostamos.

Para quem?

Miúdos (entre os 5 e os 11) e graúdos (dos 18 até…);

O quê? /Como?

Partindo da escolha de cada um dos participantes em torno de uma história, livro, que goste particularmente, será introduzido o mote para diferentes fases, com diferentes propostas, jogos e actividades que vão animar e conduzir a Oficina.

Para quê?

Num primeiro plano proporcionar aos participantes momentos lúdicos, de prazer, brincadeira, interacção, cumplicidade e troca de ideias baseadas em escolhas pessoais, mas que os levem, já num segundo plano, a ter um contacto e a criar relações na prática com a oralidade, o experimentar da voz, o “contar” com o corpo, dar voz e corpo à fantasia. Dotar ainda mais as histórias do sentido de “ferramenta-maior”, acessível a todos quer no plano da criatividade quer no plano das relações afectivas que os participantes já detêm em si mesmos. Num terceiro plano, a Oficina, de forma descomprometida, trabalha alguns aspectos relacionados com metas curriculares do 1º ciclo, podendo contribuir também para que os adultos explorem e reinventem a sua forma de contar/ler.

Pedidos especiais aos participantes

Cada participante, criança e adulto, deverá escolher uma história/livro que goste particularmente e, na medida do possível, utilizar roupa e calçado confortável em cada sessão de trabalho.

Quando?

 

Aos sábados das 10h00 às 12h30.

Dias: 22.04.2017; 29.04.2017; 06.05.2017 & 13.05.2017.

Preços:

25€ por sessão – O preço incluí o valor da criança + 1 Adulto

*Sócios da Casa estrela-do-mar –  têm um desconto de 20%

Notas: O grupo funcionará com 6-12 participantes (incluindo os adultos). Desconto de 50% na inscrição do 2ºfilho.

Informações e Inscrições: geral@casaestreladomar.pt

Venha Partilhar, brincar , rir, comer com histórias a acompanhar!

Nota Biográfica – Rita Durão dinamizadora da oficina

Rita Durão nasceu em Lisboa em 1976.

Começou a fazer teatro na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, no Grupo de Teatro 4o Período O do Prazer, orientado por António Fonseca. Projecto emblemático de integração e interacção da comunidade escolar com as variadas faixas que a rodeiam através do Teatro e da Expressão Dramática.

No teatro trabalhou com encenadores como: João Perry, Fernando Heitor, Luís Miguel Cintra, Christine Laurent, Jorge Silva Melo, Ricardo Aibéo, Rafaela Santos, Nuno Cardoso, Tónan Quito e Joaquim Horta.

O seu percurso teatral está fortemente marcado pelas colaborações frequentes com o Teatro da Cornucópia.

No cinema trabalhou com João César Monteiro, José Álvaro Morais, José Fonseca e Costa, Alberto Seixas Santos, Catarina Ruivo, João Constâncio, Rita Azevedo Gomes, Bruno Ramos, Inês Oliveira, Maria de Medeiros, Jane Waltz, Jacinto Lucas Pires.

Em televisão participou  em  séries  como : Conta-me Como Foi ,Liberdade 21,Cidade Despida, Beijo do Escorpião, A Unica Mulher.

Desde 2009, paralelamente ao seu percurso como actriz tem dinamizado ofertas de Oficinas de  Teatro/Expressão Dramática, em contextos formais e não formais.

Venha daí!

EPA1