Home > Terapia de Casal e Terapia Familiar
families2

 

Terapia de Casal

A terapia de casal ajuda  o casal a lidar com problemas na relação.

Ao ter presentes em sessão ambos os membros do casal, o psicoterapeuta pode observar directamente a forma como cada um se sente em relação à crise e assim intervir ao vivo, com ambos os parceiros, para potenciar uma mudança positiva e duradoura.

Essa mudança implica, muitas vezes transformar o estilo da comunicação num estilo mais construtivo e respeitador da opinião de cada um. Aqui ficam, já agora (para ir treinando :-)) algumas estratégias de comunicação que devem ser utilizadas para um diálogo construtivo:

speaker_listener_technique_LCF

 

 

 

 

 

 

 

 

A Casa Estrela do Mar conta com profissionais especializados em Terapia de Casal (ou terapia conjugal) que através de estratégias específicas, baseadas em modelos empiricamente suportados,  visam endereçar situações que causam sofrimento: conflitos e discussões constantes ou com grave impacto, dificuldades de comunicação, traumas, dificuldades sexuais (i.e., falta de desejo sexual), infidelidade, excessiva dependência ou distanciamento emocional, depressão de um dos parceiros, infertilidade, problemas na educação dos filhos, ciúmes, agressividade e violência, relação com sogros/sogras, conciliação família-trabalho, entre outros.

FreeDigitalPhotos.net

Terapia Familiar

Muitas vezes, um sintoma que parece pertencer  unicamente a um indivíduo (i.e.: uma criança tímida, um adolescente violento ou um adulto deprimido) pode representar também algumas dificuldades na família.

A terapia familiar permite trabalhar com várias pessoas promovendo competências que permitem lidar com os problemas que mais afectam a família.  A terapia familiar é uma abordagem psicoterapêutica empiricamente suportada, especialmente eficaz para problemáticas relativas a  problemas de comportamento, abuso de substâncias, depressão, doença crónica, problemas do comportamento alimentar, lutos, relação com sogros/sogras, entre outros.

Um acompanhamento em terapia familiar não significa que toda a família tenha que estar presente nas sessões,pois  isso hoje em dia seria impraticável. Muitas vezes as primeiras sessões podem ser,  por exemplo, com os pais e um filho,  noutra sessão mais tarde pode vir uma avô ou tio que tenha um papel  muito significativo nas dificuldades sentidas. O trabalho em sessão é colaborativo e activo.

 

A Casa Estrela do Mar conta com psicólogos e psicoterapeutas especializados em Psicologia da Família e Terapia Familiar.

 

Outras Actividades:

 

marcarconsultaESM

 

 

button

 

lgbt_pride_sticker_sheet_heart-rf73200ca605b43aca0acb50044106cc7_v9w0n_8byvr_512

 

A Casa estrela-do-mar é um sítio seguro para a população LGBTQIA